Como inserir grãos na alimentação

Como inserir grãos na alimentação

Para uma dieta completa e saudável, a ingestão de grãos é fundamental. Eles são ricos em bons carboidratos, principal fonte de energia do corpo humano, além de possuírem muitas outras vitaminas e nutrientes. Veja algumas maneiras fáceis e saborosas de inclui-los em seu cardápio, e assim aproveitar todos os benefícios que estes alimentos têm a oferecer. 



Os tipos básicos de grãos e suas propriedades

Como criar hábito de comer grãos

Integrais ou não, cada tipo de grão tem um papel específico para a sua saúde. Alimentos como o arroz, o feijão, a lentilha, o grão de bico, o milho, a soja e a ervilha são essenciais. Eles contêm, entre outros nutrientes, potássio, proteínas, vitamina B e E, zinco, ferro, magnésio, ácido fólico e sais minerais. 

Estas propriedades regulam o intestino, equilibram os hormônios, diminuem o colesterol, combatem células cancerígenas, previnem a osteoporose, fortalecem o coração e o sistema nervoso. Inclua-os nas principais refeições diárias sempre que possível, e sinta na pele todos os benefícios que eles podem trazer.



Como incluir outros cereais em sua dieta

Grãos não muito conhecidos ou convencionais também trazem ótimas vantagens para quem os consome, como a linhaça, o feijão-branco, a quinoa, o amaranto e a chia.  Conhecidos como cereais integrais, fazem bem para todo o organismo e também para o metabolismo, suprindo a necessidade de vitaminas e nutrientes do corpo e ajudando a emagrecer. 

Aveia, gergelim e germe de trigo são outras opções interessantes e com vários benefícios para a sua dieta. Para incluir estes cereais em sua dieta, é possível mistura-los com frutas, iogurtes e até mesmo verduras, além de inclui-los em pães, bolos, cookies, vitaminas, doces e etc. Há várias receitas na internet que usam estes grãos de forma simples e apetitosa.



Algumas recomendações importantes

Tenha em mente que é muito importante o consumo destes grãos em uma dieta balanceada, mas qualquer um deles em excesso traz problemas como obesidade e constipação. Antes de realizar grandes mudanças em sua alimentação consulte um médico, assim será possível se adequar aos poucos a um estilo de vida mais saudável. 

Coma pelo menos seis vezes ao dia, com intervalos de aproximadamente três horas entre as refeições. Os cereais tem muita importância, mas não substituem o valor nutritivo de todos os outros alimentos.



Diante desta alternativa alimentar saudável e gostosa, não deixe de inserir mais grãos em seu cardápio. Eles são nutritivos e possuem propriedades que garantem saúde e bem estar para o seu corpo, garantindo uma vida mais longa e feliz.

0 comentários