Os benefícios da caminhada para a saúde



Fazer um esporte é fundamental. Além de ajudar na boa forma, os exercícios são grandes aliados para a saúde e o bem-estar. Se você está em dúvida sobre qual atividade física fazer, saiba que uma das mais completas e que traz inúmeros benefícios para o corpo e a mente é também uma das mais simples. Trata-se da caminhada.


O que a caminhada pode fazer por você?


Caminhar 30 minutos diariamente traz uma série de vantagens para a saúde. Ao manter o corpo em movimento, vários grupos musculares são exercitados. Isto contribui para ter uma silhueta impecável, garantindo o emagrecimento e a manutenção do peso ideal. Esta atividade também melhora a circulação sanguínea, reduz o risco de diabetes e o colesterol e fortalece o pulmão e o coração. Além disto, o exercício é ótimo para deixar as pernas, os glúteos, a região do abdômen e os braços em forma.



Um ótimo remédio para a mente


A caminhada é uma grande aliada no combate ao stress e a depressão. Sua prática afasta os pensamentos aflitivos, estimulando áreas do cérebro responsáveis pela sensação de bem-estar e pelo bom humor. A autoestima e o retardo do envelhecimento também fazem parte das vantagens desta atividade, tanto por exercitar o corpo quanto por desenvolver áreas cerebrais que comandam a memória e a atenção.


Algumas substâncias como a adrenalina são liberadas ao caminhar, e isto contribui para o aumento da disposição e o desenvolvimento dos reflexos. Em alguns casos específicos como a gravidez e durante a terceira idade, o exercício previne dores no corpo, ajuda a relaxar, evita doenças relacionadas a peso e mantém o funcionamento total do organismo.

Aproveitando o melhor da caminhada


Antes de entrar em uma rotina de exercícios, não se esqueça de consultar um médico para saber qual é a melhor maneira de inicia-la. Veja os seus limites, o ritmo ideal de caminhadas e o tempo diário que você poderá investir na atividade. Escolha roupas leves e confortáveis, e tenha em mente que é necessário manter-se hidratado e bem alimentado antes e depois dos treinos. Procure ir a locais que tenham verde e sejam abertos, e se encontrar mais pessoas dispostas a acompanhar você, melhor ainda.




Caminhar é uma terapia, que ajuda na saúde em todas as esferas. Programe-se para começar esta atividade o quanto antes, e usufrua de uma vida melhor e mais saudável graças a este exercício simples e completo.

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