Tudo o que você precisa saber sobre cirurgia bariátrica


 A obesidade é um dos maiores problemas da sociedade moderna. Em alguns casos, o peso em excesso é tal que não pode ser combatido apenas com mudanças nos hábitos alimentares e exercícios físicos.

 Nesta situação, a cirurgia bariátrica de redução do estômago pode ser a melhor alternativa. Conheça este procedimento e veja como ele pode melhorar a sua saúde.


Como funciona a cirurgia?



 Também conhecida como gastroplastia, a cirurgia bariátrica é indicada pelo médico após o diagnóstico de um índice de massa corporal igual ou superior a 40 kg/m2 ou de 35 a 40 kg/ m2 que sofram de doenças graves relacionadas a obesidade.

 Este procedimento pode ser feito tendo por base quatro métodos diferentes: O totalmente restritivo, o misto e predominante restritivos, o mistos e predominante disabsortivos e o totalmente disabsortivo.


 Estes técnicas variam de acordo com o caso de cada paciente, mas o que muda entre elas é a maneira que o estômago será diminuído e a alimentação que poderá ou não ser feita durante o processo de recuperação.

 O mais importante é ter um médico de confiança, que acompanhe o seu caso de perto e saiba dizer o que vai ser melhor para você.


Se adaptando a um novo estilo de vida



 Depois que você realizar uma cirurgia bariátrica e passar pelo processo de hospitalização, um novo capítulo de sua vida vai iniciar. O mais importante vai ser aprender a pensar e a comer de acordo com o seu peso atual. Para isto, tenha um profissional qualificado que possa te auxiliar.

 Também é de grande importância procurar um apoio psicológico e emocional, tão necessário para restabelecer sua autoestima e felicidade, se aceitando como você é e tendo prazer em comer corretamente.


 Conforme o tempo passa e você se recupera, a sua rotina pode ser retomada normalmente adequando pequenas e necessárias mudanças. Não tenha medo de experimentar roupas diferentes que se adequem melhor a sua silhueta, converse com seu médico para ver quais são as possibilidades de iniciar uma atividade física e não abra mais mão de uma dieta saudável.


Por fim



 Converse com o seu médico e se informe de todas as etapas da cirurgia bariátrica, desde o pré até o pós-operatório. Conheça todos os passos deste procedimento e procure toda a ajuda que precisar para vencer este desafio. Lembre-se de que só a cirurgia não resolve os problemas de peso definitivamente. Antes de tomar esta decisão, tenha em mente que será preciso fazer um trabalho permanente para manter seu novo estilo de vida.



 A cirurgia bariátrica é um recurso seguro e bastante indicado para casos mais graves de obesidade. Se precisar fazê-la, conte com um profissional de confiança que possa ajudar você em todo o processo. Assim, será mais fácil passar por este processo e caminhar em direção a uma vida mais saudável e feliz.




0 comentários