Alimentos com excesso de sódio

Muitos alimentos apresentam mais tempo de duração, acima de tudo por possuírem vários elementos de ação conservante. Entretanto, mesmo as comidas que não usam estes químicos podem ser prejudiciais por causa do excesso de sódio, o famoso sal de cozinha. Se consumido em quantidades muito grandes, pode trazer muitos problemas para a saúde.



Por que sódio em excesso é prejudicial


por que evitar sódio


Além de prolongar a vida dos alimentos, cloreto de sódio também os deixam mais gostosos. Entretanto, a quantidade recomendada de consumo de sal por dia é de quatro gramas, valor que é muitas vezes ultrapassado. Por conta disto, seu excesso pode causar problemas graves para a saúde, como pressão alta, problemas nos rins, arritmias e até mesmo infartos.

O maior perigo está em certos alimentos industrializados, como produtos congelados, pratos semi-prontos, molhos, salames e mortadelas, macarrão instantâneo, batatas chips e cereais matinais. Por conta de uma alimentação mais desregrada incluindo estes itens, não é raro comer o dobro da quantidade de sal recomendada diariamente.

Principais dicas e recomendações


Fique sempre de olho nos produtos comprados no supermercado, lendo as suas descrições e dando prioridade para os que tiverem menor quantidade de sódio em sua composição. Dê preferência a fazer os seus próprios pratos e opte sempre produtos naturais e frescos.

 Se você tem o hábito de colocar o saleiro sempre na mesa ou usar os saquinhos de sal dos restaurantes para aumentar o gosto da comida, diminua esta prática aos poucos, até poder se acostumar com o gosto natural dos alimentos.

Nunca é demais ressaltar a importância de uma alimentação saudável e equilibrada, além da pratica de atividades físicas regularmente. Deste modo, toda a quantidade extra de sódio que pode vir a ser consumida por você será eliminada mais facilmente junto com as calorias extras.

 Quando estiver em dietas ou quiser dar uma guinada saudável em seu cardápio, anote tudo o que você c
ome, e assim descobrirá aos poucos cardápios saudáveis com o teor de sal correto.

Finalizando


Faça revisões médicas periodicamente para ver se está tudo ok com a sua saúde e se você não está consumindo sal em excesso a ponto de prejudicar a sua saúde. Qualquer dúvida contate um nutricionista, que saberá lhe explicar todos os passos para uma alimentação saudável. Não se esqueça de que qualquer tipo de conservante pode fazer mal caso consumido em demasia. Por isto, adote um estilo de vida o mais saudável e natural possível.


A melhor maneira de ingerir o sódio do sal, assim como no caso de qualquer outra coisa é com moderação. Siga estas dicas e fique atento a sua alimentação, para manter o seu cardápio de maneira equilibrada e sua saúde não correr riscos.

0 comentários