Alimentos importantes para o fortalecimento dos ossos


Manter os ossos saudáveis requer alguns cuidados, o ideal é ingerir alimentos importantes para o fortalecimento dos ossos. Segundo dados do Ministério da Saúde cerca de 05 milhões de brasileiros sofrem de osteoporose. Esta doença atinge em sua maioria mulheres com mais de 50 anos principalmente quando entram na fase da menopausa.

Alimentos para fortalecer os ossos



è  A osteoporose é a doença responsável por deixar os ossos mais frágeis, menos densos e propícios a fraturas.



A natureza nos oferece alimentos importantes para o fortalecimento dos ossos, neste artigo você vai saber um pouco mais sobre eles e como devem ser incluídos na sua dieta diária. Pois a prevenção continua sendo o melhor remédio.



è    Casca de ovo-> Uma casca de ovo contém 2.400 mg de cálcio, apesar de ser pouquissímo utilizado em nosso dia a dia, essa com certeza é uma riquíssima fonte de calcio, veja nessa matéria como fazer a farinha de cascas de ovo 


 è       Soja -> Os grãos de soja e todos os seus derivados possuem efeitos benéficos e atuam diretamente na fortificação dos ossos. Fonte de isoflavonas que tem a estrutura bastante parecida com o hormônio feminino estrogênio por isso auxilia os ossos a absorver os minerais. Recomenda-se a ingestão de 200 ml.


è     Leite e seus derivados -> O leite é o principal alimento que auxilia no fortalecimento dos ossos, com exceção para aquelas pessoas que possuem intolerância a lactose. O ministério da saúde recomenda a ingestão diária de 100mg de cálcio para adultos de ambos os sexos e consumo de 250mg de cálcio para as mulheres com mais de 50 anos. Um copo de 250 ml de leite oferece 300mg de cálcio.



è     Vegetais -> Vegetais como brócolis, espinafre, couve, couve-flor e agrião são excelentes fontes de cálcio, principalmente quando se trata de folhas verdes escuras. 03 porções semanais são recomendadas.



è    Linhaça -> O excesso do consumo de sódio pode prejudicar e muito a absorção de cálcio pelos ossos. O consumo da linhaça auxilia os rins a excretar o excesso de sódio e a água, protegendo assim a saúde dos ossos. A linhaça é fonte de ômega 3 que também contribuí para o fortalecimento dos ossos. Consuma 02 colheres de sopa ao dia.


è Sardinha -> Fonte de cálcio e vitamina D, as sardinhas são ótimas aliadas para o fortalecimento dos ossos. Recomenda-se o consumo de 03 sardinhas pelo menos uma vez por semana.




 è    Salmão -> Além de delicioso o salmão é fonte de cálcio, ômega 3 e vitamina D. Com uma alimentação rica nestes nutrientes garantem a prevenção da osteoporose. 01 posta de salmão durante 02 refeições na semana.



è      Castanhas e nozes -> Fortalecem os ossos de inúmeras maneiras. Estes alimentos são fontes de ômega 3 e cálcio, por isso auxiliam diretamente no fortalecimento dos ossos. Consuma até 05 unidades dia.



 è      Tomate -> Fonte de magnésio, fósforo,  potássio e manganês que são importantes na formação e saúde dos ossos. Ainda possui vitaminas C, A e licopeno que dá coloração ao fruto e previne contra vários tipos de câncer. Consuma porções durante 03 dias na semana.


     


Mais uma vez vemos que os alimentos e a forma da qual nos alimentamos é de suma importância para nossa saúde e para a prevenção da osteoporose.  Alimente-se bem, preserve sua saúde.

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