Como conseguir manter o peso

Depois de tanto esforço para emagrecer, a parte mais complicada do processo é manter o peso desejado. É preciso mais do que dieta, e sim, muita força de vontade, exercícios físicos e conhecimento sobre o próprio corpo para romper mais esta barreira.

como evitar efeito sanfona



Os especialistas chamam de manutenção a quarta fase do processo de emagrecimento. Em dietas como a Dieta da Proteína, Dieta Dukan e Dieta do Dr. Atkins, há uma fase específica de manutenção do peso.

 Trata-se na verdade de uma continuação com reeducação alimentar e tem a duração mínima de 6 meses a 3 anos. O tempo ideal para manter o peso após uma dieta é relativo com o histórico do metabolismo e do corpo de cada um, além dos exercícios que a pessoa faz. Trata-se, contudo, de apenas uma fase, que segundo os especialistas, quem passar por ela consegue manter o peso com saúde e satisfação.


Truques para conseguir manter o peso




1°) Emagrecer X Perder Peso: Se você decidiu fazer uma dieta da moda, daquelas que prometem fazê-lo emagrecer 15 quilos em menos de um mês, é possível que tenha perdido peso, mas não emagrecido. Isso porque as dietas restritivas garantem a perda de líquidos e massa magra, mas não necessariamente gordura, pois como poucos alimentos são consumidos, o metabolismo também fica lento. 

Com isso, há também o efeito rebote: após as dietas malucas e restritivas, as pessoas geralmente ganham todo o peso novamente ou mais, o chamado efeito sanfona, bastante nocivo ao corpo. Ou seja, quando mais rápido se perde, mais rápido se recupera. O primeiro truque para manter o peso após o emagrecimento é escolher uma dieta que não negligencie alimentos e refeições e que seja saudável.



2°) Ninguém emagrece sem exercícios: Se você quer emagrecer e manter o peso precisa fazer exercício. Não adianta viver na negação: correr atrás de remédios milagrosos não vai adiantar nada. Além disso, é indicado que cada pessoa faça 30 minutos de exercícios diários, pode ser uma caminhada, procure alternar com corridas ou mesmo zumba em casa, dance meia hora todo dia em casa!

No caso de quem quer manter o peso, essa quantidade pode ser ainda maior. Caso o peso esteja estacionado ou aumentando, é preciso mudar a rotina de exercícios, aumentar ou diminuir a carga e tirar o corpo da zona de conforto.

3°) Mente sã, corpo são: Muito do esforço que você deve fazer para manter o peso é mental. É preciso compreender que emagrecer é uma questão de mudança de hábitos e atitudes. É importante comemorar os seus ganhos!

4°) Sem pressa! O controle da queima de gordura é feita pelo o hipotálamo, localizado no cérebro. Quando você emagrece muito depressa, ele toma como uma ameaça à sobrevivência. Ele irá tentar recuperar o que foi eliminado, queimando menos gordura. Mas quando você emagrece no tempo certo, a glândula fica sem reação. Por isso, é importante não ter pressa para emagrecer.


5°) Descanse! Não adianta fazer exercícios e não descansar. É preciso que o corpo se recupere do impacto para que o metabolismo continue funcionando para que você consiga manter o peso. Durma de 7 a 8 horas diariamente e relaxe um dia da semana, não fazendo exercícios ou optando por práticas leves.




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