Alimentos que enganam sua dieta

Se você não está perdendo o peso que gostaria, saiba que há alimentos que podem simplesmente sabotar a sua dieta. Muitos destes são ainda indicados como sendo saudáveis e eficientes na perda de peso, o que acaba se tornando um mito.

Confira alguns alimentos que utilizados em excesso podem ser verdadeiros inimigos do seu processo de emagrecimento!

Proteínas

Carne

Muitas dietas promovem o consumo das proteínas em grande quantidade, diminuindo o consumo de carboidratos. O mesmo ocorre entre aqueles que estão buscando massa muscular magra e definição corporal. Contudo, o excesso de proteínascarnes, frango, laticínios, ovos, peixes, etc. – podem sobrecarregar os rins, ocasionando problemas sérios nestes órgãos, além de aumentar a retenção de líquidos e inchaços.

Faça o teste: se a sua urina é turva, você pode estar ingerindo muita proteína ou se hidratando de forma inadequada. Dietas como a do Dr. Atkins e a Dieta Dukan privilegiam o consumo de proteínas, mas elas devem ser feitas com o acompanhamento médico e por um período determinado. 

Café

Café na dieta

É certo que o café, mais precisamente a cafeína, contribui efetivamente para a aceleração do metabolismo, o que é muito bom para o processo de emagrecimento. Quatro xícaras de café, não mais, tomadas durante o dia podem se benéficas para que você perca peso.

 Até aí tudo bem. O problema é que se você estiver muito acima do peso ideal, em obesidade mórbida, o café não será nada eficiente. Isso porque a cafeína aumenta o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e osteoporose. Além disso, gera mais ansiedade entre os obesos, o que pode prejudicar significamente o processo de emagrecimento.

Bebidas industrializadas lights e diets


Há algumas décadas, os refrigerantes com zero de açúcar são usados na dieta e consumidos com moderação a fim de saciar a vontade pela bebida. O uso de substâncias artificiais, como aspartame e ciclamato de sódio são responsáveis por estes refrigerantes não possuírem as temidas calorias. Em muitos países, estes dois componentes foram proibidos por estarem associados ao risco de câncer.

Além disso, as bebidas industrializadas “sem açúcares” – como refrigerantes, chás, e sucos artificiais - possuem grandes quantidades de sódio, que incham o corpo, retém líquidos e causam problemas renais e de circulação. Coloque em perspectiva: você precisa realmente de refrigerantes na sua vida? Prefira água e sucos naturais.

Alimentos Integrais


Alimentos integrais não significam que sejam alimentos magros. Basta dar uma olhada na tabela nutricional da embalagem: Muitas vezes uma fatia de pão integral tem mais ou as mesmas calorias de uma fatia de pão comum.
Na escolha do pão recomendo  o de Centeio.

É certo que estes alimentos são benéficos, ricos em fibras, que ajudam a função intestinal, eliminam as taxas de açúcar no sangue e a controlam o colesterol. Mas podem ser muito calóricos e comprometer a sua dieta. Prefira os alimentos integrais lights, com baixo teor de gordura e lactose, sem a adição de açúcares e evite os de farinha mista – integral e branca.

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