Benefícios do açafrão da terra



Você conhece o açafrão-da-terra? Essa iguaria é mais conhecida como cúrcuma e pode ser chamada também de açafrão da Índia. Vindo da família do gengibre (são bem parecidos, inclusive), ele compõe o curry indiano, famoso tempero que apresenta um sabor picante e adocicado ao mesmo tempo. 


benefícios para a saúde


Em todo o mundo existe mais de 100 espécies de cúrcuma e é aproveitada tanto para a gastronomia, tanto para fins medicinais há mais de 4000 anos no Oriente Médio e na Ásia. Ela é tida pela Medicina Ayurvedica como um poderoso alimento fitoterápico.  

O açafrão da Índia pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e não há nenhuma contraindicação, a não ser que haja comprovação de uma alergia a esse tempero. Então crianças, adultos e idosos podem aproveitar dos benefícios do condimento. 
É importante não confundir o açafrão-da-terra com o açafrão retirado dos pistilos da planta Crucus sativus, famosa na culinária Mediterrânea e ingrediente essencial da paella espanhola. 

Como consumir o açafrão-da-terra 


É possível adquirir a raiz inteira ou a versão em pó.
Uma dica: quanto mais fresco estiver, mais polifenóis oferecerá, principal substância do açafrão-da-terra e que têm propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e anticâncer. Você pode utilizá-lo das seguintes formas: 

Em rodelas ou ralado: no suco, na salada e preparo de outros pratos. 

Em pó: em sucos, sopas, bolos, pães, para temperar carnes, legumes, arroz, etc. 

Também em pó, misturado com azeite, maionese, iogurte, etc. 

Além de temperar, ele é utilizado para colorir os pratos. 
Tome cuidado ao polvilhar em excesso sobre os pratos para não correr o risco de engasgar. 

Inúmeros benefícios 


Pesquisas indicam que vale muito a pena ter sempre esse tempero à disposição. Ele é potente contra dores crônicas, além de ser aliado em tratamentos contra gripes e resfriados. A cúrcuma também tem sido bastante utilizada para prevenir o mal de Alzheimer após estudo divulgado pela Universidade da Califórnia. 

Os principais nutrientes do açafrão-da-terra, entre vitaminas e minerais estão: 

Potássio – atuante no controle da pressão arterial e prevenção de AVC 

Vitamina C – eleva a imunidade 

Vitamina B6 – importante aliada da saúde cerebral 

Ferro – responsável por prevenir anemias 

Manganês – age no controle do colesterol 

Cálcio – essencial para a resistência dos ossos e dentes 

Magnésio – regula o metabolismo de glicose, prevenindo o diabetes 

Proteínas – importante para a rigidez dos músculos 

A cúrcuma ainda conta com alto teor de fibras, e por isso é uma ótima opção para quem deseja melhorar a função intestinas.  

Os benefícios do açafrão-da-terra são garantidos, em sua maioria, pela existência da curcumina. Ela que oferece os efeitos anti-inflamatórios e poder ser comparada a eficiência de remédios como o diclofenaco, por exemplo. Mas usar o açafrão é muito melhor, pois não oferece nenhuma toxicidade ao organismo.  

Veja as doenças que o açafrão-da-terra, através da curcumina, é capaz de prevenir ou cessar: 


Artrite: Por combater os radicais livres, que degeneram e inflamam as articulações, o açafrão-da-terra ameniza as dores, a rigidez e os inchaços, comuns a essa enfermidade.  

Câncer: Como dito acima, ele possui propriedades anticancerígenas por conta de sua ação antioxidante, que impede os radicais livre de danificarem e alterarem o DNA celular. Os principais tumores que consegue prevenir são: de próstata, mama, pâncreas, melanomas
diminui a incidência de leucemia.  

Doenças neurodegenerativas: O açafrão-da-terra pode auxiliar no reparo das células cerebrais após uma lesão ou degeneração. Ele pode ajudar, por exemplo, a impedir a formação de substâncias malignas no cérebro, no caso de mal de Parkinson e de Alzheimer.   

Doenças cardíacas: A curcumina pode ser boa para o coração também. O principal benefício é que ela evita a oxidação do colesterol no organismo. Isso impede que colesterol oxidado lesione os vasos sanguíneos e se instale em placas endurecidas, o que ocasionaria um ataque cardíaco.  

Além desses problemas, o açafrão-da-terra pode ser eficaz contra depressão profunda, surgimento de acne, doenças relacionadas com a obesidade e é aliado de quem deseja perder peso. Por isso, não perca tempo e confira de perto todos os benefícios dessa iguaria!

0 comentários