10 alimentos para aumentar sua imunidade


Ter um bom sistema imunológico evita a entrada de diversos agentes que prejudicam a saúde, como os vírus e bactérias. E ao contrário do que você pode imaginar, há alimentos para aumentar sua imunidade, te livrando de gripes, resfriados, dores de gargantas e outras afecções.
Vale lembrar também que não é só no inverno que a imunidade fica desestabilizada, não. Basta estar em ambientes fechados, sem ventilação e com muitas pessoas reunidas para as doenças se instalarem num organismo mau protegido.

Veja os 10 itens perfeitos para evitar que você fique doente com frequência:




  • Alho

O alho é um dos alimentos mais imunoprotetores que existem. Além disso contém uma boa dose de selênio e zinco, nutrientes que têm a função de evitar gripes e resfriados. Use como tempero para comidas e em chás.

  •  Cebola

O que faz da cebola poderosa contra as doenças alérgicas e virais é a quercitina, grande potencializador da função imune. Ela pode ser usada em diversas preparações, para temperar e acompanhar. A forma crua é mais eficaz.

  • Lichia

Essa frutinha tem sua época de colheita entre novembro e janeiro e é rica em vitamina C, um dos principais componentes que aumentam a imunidade e tem propriedades anti-inflamatórias.

  • Gengibre

Tem pessoas que não gostam de gengibre, mas ele auxilia nas defesas do organismo. Isso se deve à ação bactericida e altas quantidades de vitamina B6 e C. Adicione-o no suco, no chá, na salada e para temperar carnes.

  • Cogumelo shitake

Muito usado na culinária japonesa, o shitake tem lentinana, que estimula a produção de células de defesa, aumentando a imunidade. Você pode consumir 100 gramas por dia em diversos tipos de preparo para se manter protegido.

  • Castanha-do-Pará

Os brasileiros têm sorte de ter esse alimento no cardápio. A castanha-do-Pará é rica em selênio, que tem função antioxidante no combate aos radicais livres, e que também eleva o sistema imunológico. O indicado é ingerir uma ou duas por dia para garantir as necessidades diárias de seus nutrientes.

  • Batata yacon

A batata yacon é originária da Cordilheira dos Andes e era o principal alimento da civilização inca. De acordo com nutricionistas ela contém frutooligossacarídeos (FOS), que melhora a função intestinal e a imunidade.

  • Iogurte natural

Os lactobacilos presentes no iogurte natural têm propriedades probióticas, que ajudam a reestruturar a flora intestinal e fortalece o sistema imunológico. Quem quer controlar o sobrepeso também pode recorrer a esse alimento.

  • Vegetais verde-escuros

Adote uma rotina alimentar onde tenha salada verde-escura sempre. Brócolis, couve, rúcula e espinafre são alguns exemplos nutritivos para a imunidade por conter ácido fólico e vitaminas A, B6 e B12.

  • Frutas cítricas

Esse item provavelmente sua avó ou mãe já devem ter falado para você! Laranja, mexerica, maracujá, abacaxi, acerola, limão, kiwi, e morango são exemplos de frutas cítricas, que possuem doses gigantes de vitamina C, antioxidantes, fibras e flavonoides. Tudo isso garante a quem as consome propriedades anti-inflamatórias, aumento no sistema imunológico, menos risco de ser acometido por câncer e doenças cardiovasculares.


Essa é uma lista que deve ser bem guardada com você para não esquecer de consumir esses importantes alimentos. Qualquer dúvida ou sugestão de outros itens que aumentam a imunidade, deixa para a gente nos comentários abaixo!

0 comentários