Alimentos que são um veneno para quem tem pressão alta


A pressão alta ou hipertensão é uma das doenças que mais afetam a população mundial. Ela se caracteriza por aumentar os níveis tensionais do sangue e isso acontece por diversos motivos, mas o principal é por conta dos vasos que se contraem e dificultam a passagem do sangue.
Essa doença afeta homens e mulheres, atacando os vasos, os coração, os rins e o cérebro. E um dos fatores para deixar a pressão nas alturas é a alimentação cheia de sódio.


Isso por que o sal retém líquidos no corpo, o que triplica o volume de sangue no corpo, pressionando as artérias e elevando a pressão arterial. Horrível, não? Mas é isso que eu e você podemos estar fazendo mesmo sem perceber: ingerindo toneladas de sódio.
Saiba quais os alimentos que são um veneno para quem tem pressão alta. A maioria fornece tanto sódio que é impossível ficar abaixo do limite de sódio diário definido pela OMS: 2,3 gramas. Veja:

Temperos prontos
Caldos de carne e galinha, temperos de churrasco e molhos para salada economizam tempo na cozinha, mas saiba que isso nem sempre compensa. Um tablete de caldo de galinha fornece 2,046 mg de sódio!

Sopas e macarrões instantâneos
Aquelas sopas prontas e o famoso “miojo” podem ser opções rápidas para um dia corrido. Mas uma sopa dessas com sabor peito de frango com queijo, por exemplo, contém 644 mg de sódio. Agora, veja só isso: um pacote de macarrão instantâneo com o tempero oferece 1.621 mg de sódio.

Alimentos em conserva
A conserva leva a salmoura, pois ajuda a estender sua validade. Mas comer esses alimentos com frequência prejudica muito a saúde: apenas 4 azeitonas têm 344 mg de sódio.

Queijos
São deliciosos, mas alguns deles contêm muito sódio. 1 colher de sopa de parmesão fornece 254 mg de sódio. E se você acha que o pão de queijo tem menos, veja só: São 773 mg de sódio em 100 g da delícia mineira.
Fast-food
Lanches rápidos podem ser sua única saída em dias de trabalho, mas isso pode causar muito mal a sua saúde. Uma refeição de fast foods como o Mc Donald’s estoura a cota diária de sódio. As fritas apresentam 442 mg de sódio e o sanduíche principal da rede, 960 mg de sódio.

Congelados
Mais um coringa para dias de correria que prejudica quem tem pressão alta. Lasanhas, pizzas e outras delícias industrializadas congeladas chegam a atingir 2000 mg de sódio.

Molho de soja
Típico da culinária japonesa, o shoyu é riquíssimo em sódio: uma colher de sopa possui 297 mg de sódio.

Cereal matinal
Sim, alimentos doces também têm sódio! Preste atenção nos rótulos, pois o teor de sódio varia bastante. A média é de 260 mg de sódio por porção.

Molhos de tomate prontos
Troque o molho de tomate de caixinha pelo natural! Uma porção do molho pronto pode conter mais de 400 mg de sódio.

Salgadinhos
Eles são deliciosos petiscos, mas são cheios de sódio a cada porção! Um exemplo é o salgadinho Doritos, da marca Elma Chips, que contém 124 mg da substância.

Pizza
É muito difícil resistir a um pedaço de pizza, não é mesmo? Mas antes de se deliciar, é importante saber que essa iguaria conta por mais de 400 mg de sódio em uma só fatia. Além disso é rica em calorias!


0 comentários