Alimentos permitidos e proibidos da dieta low carb


Está procurando uma dieta para perder uns quilinhos e estabelecer uma rotina saudável? Conheça a dieta low carb, aquela na qual você come menos carboidratos sem valor nutritivo e uma maior proporção de gorduras. Essa dieta sendo praticada juntamente com Jejum Intermitente é uma receita poderosa para seu emagrecimento, em falar em receita, não deixe de conferir diversas receitas low carb aqui! E receitas de café da manhã low carb aqui

Para entender melhor, para aderir a essa dieta será preciso consumir até 20 gramas diárias de carboidrato. A intenção, segundo os estudiosos sobre a low carb, é você deixar os “supérfluos”, como doces e amidos de lado, e comer “comida de verdade”.



O que não  pode comer na dieta low carb


Então chegamos à dúvida principal: Quais os alimentos permitidos e proibidos da dieta low carb? Confira abaixo e veja como é possível emagrecer e se tornar saudável comendo uma grande variedade de itens.


O que é permitido?

Carnes
Bovina (vale hambúrguer também), suína (incluindo presunto e bacon), cordeiro, vitela, frango, peru, pato (ou outra ave), peixes e frutos do mar. 
Evite ao máximo comer processados, como: nuggets, salsichas, entre outros, pois são cheios de amido.


Ovos
A dieta low carb permite que você coma ovos todos os dias e de todas as formas: mexidos, cozidos, fritos, na sopa... rs. Vale ovos de galinha, codorna, pato... 


Saladas de folhas verdes
O recomendado é ingerir 2 xícaras por dia. A regra é: se é folha, pode comer. Exemplos: couve, rúcula, repolhos, acelga, endívia, mostarda, espinafre, agrião, alfaces, entre outras.


Hortaliças
Recomenda-se 1 xícara por dia (medir quando cruas). Alguns exemplos são: alcachofra, brócolis, couve-de-bruxelas, couve-flor, pepino, berinjela, vagem, quiabo, cebola, alho, abóbora, brotos, tomate, etc.


Frutas
Elas são ricas em carboidratos por conta da frutose. Portanto, prefira passar os primeiros 15 dias da dieta sem consumi-las e depois as adicione aos poucos. Abacate, coco, morangos, amoras e mirtilos são frutas que têm menos carboidratos.


Nozes e sementes
Nozes, castanhas de caju e do Pará, amêndoas, pistaches, macadâmias podem ser consumidas.


Caldos
Caldo puro de carne e/ou de galinha são recomendados para reposição de sódio no organismo. Entretanto, se você tem restrições deste elemento, evite.


Queijos
São permitidos quando consumidos em até 110 gramas diários. Pode ser qualquer tipo de queijo (brie, mozzarella, etc), menos os processados, como requeijão e cheddar industrializado.
Creme de leite e Maionese
Você pode consumi-los em até 4 colheres de sopa por dia.


Gorduras
Prefira azeite de oliva, manteiga, óleo de amendoim ou até banha. Evite margarina e óleos hidrogenados.


Café e Chás
Não há restrições para o café, pode mantê-lo! Sugere-se a ingestão de até 3 xícaras por dia. Chás também são muito bem vindos.


Chocolate acima de 70%
Pode não parecer uma oferta muito boa, pela alta quantidade de cacau. Mas tendo em vista que você cortará os doces, esse chocolate vai ser seu salvador (recomenda-se 30 gramas por dia).



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O que é proibido?

Açúcares
Esqueça a sobremesa ou o bolo de aniversário, pois para adotar o estilo de comer low carb será preciso fazer esse sacrifício. Deixe de lado refrigerantes, sucos, chocolates, cereais matinais, sorvetes. O ideal é evitar todo tipo de açúcar: lactose - açúcar do leite, frutose - açúcar da fruta, sacarose - açúcar refinado.


Amidos
Pão, bolo, pizza, macarrão e outras massas, arroz, quinoa, batatas, farinhas em geral devem ser excluídas do cardápio.


Leite
É melhor se contentar com os queijos no setor dos laticínios. Preste atenção aos leites e iogurtes, pois contêm muita lactose.


Leguminosas
Feijões, lentilha, milho, ervilha, cenoura, beterraba, amendoim, são ricos em amido. Uma regra low carb é: não coma o que nasce embaixo da terra.


Margarina
Como falamos, ela deve ser evitada quando a opção é gordura para cozinhar ou fritar. Tem alta dose de gordura trans e não beneficia a saúde.


Cerveja
É feita da cevada, um cereal rico em carboidratos que são rapidamente absorvíveis pelo corpo. Por isso é melhor brindar com vinho tinto.


Alimentos industrializados
É melhor evitá-los, claro. Mas se não tiver jeito, veja se em seus rótulos constam até 2 gramas de carboidratos para carnes e laticínios e até 5 gramas para vegetais.



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A dieta low carb busca o retorno da alimentação natural, pois dá preferência aos itens que são disponíveis pela natureza de maneira pura. Ou seja, os carboidratos não estão incluídos nesse grupo, já que precisam ser altamente processados industrialmente para serem consumidos. 


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