Receitas Caseiras para tratar rinite e sinusite


A rinite e sinusite são dois dos problemas mais recorrentes na população mundial. Geralmente, esses dois “itens” sempre estão acompanhados na mesma frase, direcionada aos médicos: “tenho rinite e sinusite, o que eu faço?”. Mas é importante saber que as duas enfermidades são diferentes e nem sempre acometem um organismo ao mesmo tempo.


Receitas Caseiras



Rinite

Primeiramente, vamos falar sobre a rinite. Ela é uma inflamação na mucosa nasal, que pode ser infecciosa, em decorrência de alguma gripe ou resfriado; ou alérgica, que apresenta sintomas mais recorrentes, como coriza, espirros e coceira intensa no nariz. Esta última é a que mais incomoda as pessoas.


Sinusite

Já a sinusite é uma inflamação na mucosa que reveste os seios da face, que são uma espécie de “câmaras de ar” situados ao redor do nariz. E é nesse local que é produzido um muco que pode ser drenado para dentro do nariz, provocando a obstrução dos orifícios nasais. E assim, o muco produzido fica acumulado, proliferando bactérias e causando inchaço e dor.


Há dois tipos de sinusite: a crônica, que aparece mais frequentemente, mas com sintomas mais brandos; e a aguda, mais intensa e que surge em forma de crises esporádicas. A pessoa pode sentir forte dor de cabeça, principalmente na região dos olhos, muita secreção nasal, tosse e febre.


Recomendação

O melhor a se fazer quando você sentir sintomas semelhantes aos da rinite ou sinusite, é procurar um clínico geral ou otorrinolaringologista. Eles são os especialistas que vão diagnosticar o que você tem ao certo, pois algumas doenças, como cefaleia, podem confundir o tratamento.


Tratamentos caseiros

Quando você for diagnosticado com algum desses problemas respiratórios, receberá alguma receita médica com analgésicos e anti-inflamatórios. Entretanto, não há quem aguente ficar tomando tanto remédio, principalmente em épocas de tempo muito seco, como na Primavera.
Para ajudar a tratar com responsabilidade, ou seja, com produtos naturais que não agridem a saúde, existem algumas receitas caseiras que podem ser muito úteis, promovendo maior conforto para você e restaurando o sistema imunológico.


Veja 5 receitas caseiras para rinite e sinusite:



Receita 1
Ferva 1 litro de água. Quando entrar em ebulição, adicione 5 colheres (sopa) de sal e desligue o fogo. Coloque o conteúdo em um recipiente fundo e largo. Depois, aproxime a cabeça tomando cuidado para não se aproximar demais. Inale os vapores desta preparação por cinco minutos. Você pode colocar na água algum chá refrescante também. As vias respiratórias ficarão desobstruídas e você se sentira melhor.


Receita 2
Ferva 2 xícaras de água com um pedaço de gengibre (5 centímetros em média) em imersão. Quando levantar fervura, espere aproximadamente 5 minutos e coloque 1 folha de eucalipto. Reserve até atingir uma temperatura boa para ingerir. Na hora de servir, coe e adicione o suco de 1 limão e 2 colheres de mel. Você terá uma sensação de bem-estar impressionante!


Receita 3
Outra ideia de inalação para crises de sinusite, desta vez com chá de camomila. Faça um chá bem forte de camomila. Quanto entrar em ebulição desligue o fogo e coloque em um recipiente fundo e com a boca larga, para diminuir o risco de se queimar. Abaixe a cabeça em direção ao chá e respire bem fundo diversas vezes, pausadamente. A camomila é responsável por acalmar as vias respiratórias e junto com o vapor quente, desobstrui os canais nasais e elimina o muco. Indicado para adultos e crianças.


Receita 4
Essa receita é indicada para fazer todos os dias pela manhã, ao acordar. Ferva 1 litro de água. Desligue o fogo e acrescente 1 folha de eucalipto e 2 folhas de amora. Espere o chá se estabelecer e tome uma xícara diariamente, em jejum. É ótimo para épocas de crise.


Receita 5
Para desentupir o nariz, um dos principais incômodos dessas doenças, prepare um spray caseiro. Coloque meia colher de sal marinho em um copo de água. Misture e utilize uma seringa para aplicar em cada narina. Algumas pessoas indicam a adição de água oxigenada 10 volumes nessa solução, mas somente o sal já faz efeito. Pode-se usar também a própria água do mar.



Estas receitas não excluem a necessidade de procurar um médico para fazer o diagnóstico correto. Elas existem para auxiliar o tratamento, amenizando dores e incômodos. Conhece mais alguma receita para tratar rinite e sinusite? Compartilhe aqui!

0 comentários