Sinais e sintomas que você está em cetose

Você sabe o que é cetose? Esse tema se tornou um dos queridinhos de quem adora discutir novas formas de emagrecimento, sobretudo a dieta low-carb, que tem baixíssimos níveis de carboidrato. Mas apesar de ser bem discutida, a cetose não é muito bem compreendida e por isso muitos nem sabem que pode causar alguns sintomas.




  • Saiba o que é cetose:


A cetose sempre existiu em seu organismo, mesmo que você nunca tenha ouvido falar. Portanto, é um processo que ocorre naturalmente desde o início da humanidade. Antigamente, não era tão fácil conseguir alimentos fontes de carboidratos e açúcares (farinhas e grãos, por exemplo). E por isso o corpo desenvolveu uma forma de sobreviver com baixos níveis glicêmicos: os corpos cetônicos, que são uma maneira de obtenção de energia.

Quem consome bastante alimento que fornece carboidrato e açúcar pode acabar esquecendo que tem esse processo acontecendo no organismo. Mas quem realiza dietas como a low-carb sente bastante a diferença que ele causa no corpo, que começa a queimar gorduras e provocar o emagrecimento instantâneo.

Seu organismo vai apresentar corpos cetônicos quando: tem baixos níveis de glicose no sangue e quando acabam os estoques de glicogênio, então acontece o processo de cetogênese, ou pouca capacidade de armazenar glicogênio nos músculos e fígado.

Assim, como você precisará repor energias, o organismo começará a quebrar gorduras em corpos cetônicos para disponibilizar e poder manter os mais diversos órgãos e tecidos estáveis e saudáveis. Você perderá peso após esse processo.

  • Sinais e sintomas da cetose


Como nem tudo são flores, o processo de cetose pode ocasionar alguns sintomas. Selecionamos os principais deles para você ficar atento quando decidir fazer uma dieta com baixíssima caloria. Confira:



Mau hálito

Ao atingir o estado de cetose você poderá sofrer com mau hálito. Isso se deve pelo fato de que o corpo começará a produzir cetona em excesso e precisará ser expelida pela respiração. É como se fosse um cheiro “frutado” e que incomoda bastante no começo, mas fique calmo, apesar de comum, é um sintoma que desaparece com o tempo.




Emagrecimento

A dieta cetogênica ou a low-carb, como falamos anteriormente são boas opções para você perder peso. Você pode emagrecer tanto a longo, quanto a curto prazo, dependendo de sua dedicação e escolhas alimentares. O processo de cetose vai causar uma perda de peso rápida durante a primeira semana de dieta e depois, vai continuar a quebra de gorduras de maneira constante.



Cetonas no sangue em maior quantidade

Assim como os níveis de açúcar diminuem drasticamente durante esse tipo de dieta, a quantidade de cetonas no sangue sofre aumento. Elas, na verdade serão suas principais fontes de energia.



Redução de apetite

A diminuição da fome é algo que agrada bastante quem investir em dietas low-carb. Ela acontece quando você começa a promover mudanças em sua alimentação e ingerir maiores quantidades de proteínas e vegetais. Essas alterações alimentares, juntamente com a instabilidade dos hormônios de fome farão com que você não tenha um apetite grandioso.



Dá foco e ânimo

No começo, o processo de cetose vai provocar cansaço, náusea e até confusão mental. Mas isso logo passa e você terá mais foco e ânimo, por que a longo prazo as cetonas se mostram um combustível e tanto para as funções cerebrais.


Queda de desempenho e fadiga

Esses são outros sinais que podem surgir quanto você está em cetose, mas que são temporários. A remoção dos carboidratos do corpo pode levar a uma fadiga geral e, consequentemente, à queda de performance nas atividades físicas. Isso ocorre por conta da diminuição dos estoques de glicogênio dos músculos. Entretanto, o desempenho retorna ao normal depois de algumas semanas de dieta e você pode praticar exercícios variados, incluindo os de resistência sem menores preocupações.


Problemas digestivos

Para ser adepto de uma dieta cetogênica, você precisará modificar sua rotina alimentar e pode ser que seu organismo demore para se adaptar. Por isso você pode vir a sofrer com problemas digestivos, como prisão de ventre ou diarreia. Especialistas dizem que esse efeito é temporário se a pessoa seguir corretamente as instruções da dieta e consumir boa quantidade de vegetais, que contêm fibras e melhoram o trato intestinal.



Insônia

Se você já começou uma dieta low-carb ou cetogênica deve estar tendo problemas quando o assunto é sono. Essa é uma reclamação frequente de quem adota um estilo alimentar sem muitos carboidratos – alguns tipos podem ajudar a dormir bem. No entanto, esse fator tende a melhorar após algumas semanas de regime.



Estar em cetose não é algo ruim e é um processo natural do corpo, que pode ficar bem mais acentuado em pessoas que escolhem fazer dietas cetogênicas ou low-carb. Esses foram somente alguns sinais de que seu corpo pode estar passando por esse processamento com mais empenho. Caso você perceba algum sintoma persistente por muitas semanas, a recomendação é procurar um médico e um nutricionista.



Quer saber mais sobre a dieta cetogênica? Confira a live abaixo do Dr. Juliano Pimentel





Nunca esqueça que antes de começar qualquer dieta, procurar seu médico para saber se sua saúde está ok e se ele autoriza o início da dieta!

0 comentários