Receitas Caseiras para combater Insônia


Se você tem dificuldade para pegar no sono ou acorda uma ou mais vezes durante a noite pode estar sofrendo com insônia. Isso é horrível, não é mesmo? Mas você não está sozinho: cercada de 36% da população brasileira tem o mesmo distúrbio, que costuma ser persistente.
Como combater insônia

As pessoas quem sofrem com o problema costumam passar o dia cansadas, com mau humor e sem muita energia para realizar as tarefas do dia a dia. Não é muito difícil de imaginar que o desempenho na escola ou no trabalho é prejudicado e a qualidade de vida é bastante prejudicada.

Mas o que causa a insônia?

Há muitas razões para você estar com insônia, mas esse diagnóstico só pode ser feito por um médico. A causa varia de pessoa para pessoa, conhece as principais:

· Estresse

· Ansiedade

· Depressão

· Mudança na rotina

· Costume de dormir muito tarde, comer antes de dormir, trabalhar à noite, etc

· Condições médicas, como artrite, câncer, doença pulmonar, Parkinson, Alzheimer

· Medicações

· Cafeína, nicotina e álcool

· Idade

Viu que a insônia pode ter diversos motivos? Consulte um especialista para descobrir qual é o seu e conte com a ajuda de meios naturais para melhorar a qualidade de seu sono!

Remédios caseiros para combater a insônia

Geralmente, a mudança de certos hábitos pode te ajudar a dormir melhor, evitando assim o uso de medicamentos controlados. Você também pode apostar em métodos caseiros, com ingredientes que tem aí na sua cozinha ou que são baratinhos e fáceis de encontrar. Conheça algumas dicas:

Leite e noz moscada

Ingredientes:

· 250ml de leite

· Mel

· Noz moscada em pó

Modo de preparo:

Em um copo de 250 ml de leite morno coloque uma colher de sopa de mel e uma pitada de noz moscada. Beba todas as noites antes de dormir.

Cereja e mel

Ingredientes:

· 450 g de cerejas azedas

· Mel

· 275 ml de água

Modo de preparo:

Lave e retire o caroço de todas as cerejas. Coloque as cerejas dentro de um recipiente com o mel, cubra-o e deixe-o na temperatura ambiente por duas horas. Depois desse tempo, adicione água e mexa um pouco. Coloque em uma panela e leve ao fogo até ferver por quinze minutos, coe e coloque a parte líquida em outra panela. Continue fervendo até que atinja a consistência de xarope. Deixe esfriar e beba metade de um copo duas vezes ao dia.

Canela e leite

Ingredientes:

· 1/4 colher de chá de canela em pó

· 250ml de leite

· Mel

Modo de preparo:

Misture a canela em pó e um pouco de mel em um copo de leite morno. Uma hora antes de dormir beba essa mistura. Faça isso todos os dias.

Alho

Ingredientes:

· 2 dentes de alho amassados

· 1 copo de água

Modo de preparo:

Coloque o alho amassado em um copo com água. Deixe curar por cerca de 6 horas. Depois coe e beba 1 hora antes de dormir. Repita o processo por quantos dias achar necessário.

Tílias

Ingredientes:

· Folhas de Tílias

· 250 ml de água

Modo de preparo:

Ferva um copo de água com algumas folhas de tília. Deixe repousar por 10 minutos. Você terá melhores resultados se tomar esse chá três vezes ao dia.

Laranja e alface

Ingredientes:

· 4 folhas de alface

· Água

· 2 laranjas

Modo de preparo:

Faça um suco com duas laranjas e depois bata com a alface e a água no liquidificador. Se for necessário, coe. Beba duas vezes por dia, uma durante o dia e uma antes de ir para a cama.

Chá de capim-limão

Ingredientes:

· 1 colher de sopa de capim-limão

· Água

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque o capim-limão e cubra-os com um ou dois copos de água, dependendo da quantidade de chá que vai querer. Quando atingir o ponto de fervura, tampe, e deixe amornar. Beba antes de dormir.

Chá de frutas com camomila

Ingredientes:

· 1 laranja

· 1 maçã

· 1 xícara de chá de camomila

· Mel (opcional)

Modo de preparo:

Ferva a água com a camomila, tampe e deixe esfriar. Coe o chá e leve ao liquidificador juntamente com uma maçã picada e com o suco de uma laranja. Bata até ficar homogêneo, adoce com mel, caso queira, e tome gelado duas vezes por dia.



Estas receitinhas podem ajudar você a se acalmar antes de ir para a cama e pegar no sono mais facilmente. Claro que você deve combinar essas dicas com mudanças na rotina, como a realização de exercícios físicos diariamente, alimentação balanceada, não comer nada pesado à noite, não tentar dormir com a TV ligada ou com as luzes acesas, entre outras. Experimente esses remédios caseiros e conte para a gente se deu certo!

0 comentários