Os melhores alimentos termogênicos para emagrecer


Você procura alimentos para ajudar no emagrecimento? Os termogênicos podem te auxiliar nesse processo, pois conseguem acelerar o metabolismo, além de favorecer a queima de gordura. Vale lembrar que os efeitos são visivelmente encontrados quando aliamos a alimentação saudável com as atividades físicas. Que tal conhecer alguns deles?

alimentos que ajudam emagrecer




Chá verde
Muito popular entre os chineses e indianos, o chá verde é composto por minerais (potássio, manganês, flúor, magnésio e cobre), polifenóis (substâncias oxidantes), além de vitaminas, como: riboflavina, ácido fólico, vitamina K e ácido ascórbico.
Não podemos esquecer que seu consumo pode trazer inúmeros benefícios, pois possui ação antioxidante, facilita a queima de gordura, atua na prevenção da diabetes e na estimulação do cérebro.

Algumas pesquisas científicas também evidenciaram o poder do chá verde na prevenção contra o câncer, já que os polifenóis, presentes no chá, podem anular células cancerígenas.

O chá verde pode ser encontrado em supermercados e lojas de produtos naturais, porém é importante ficar atento e comprá-lo puro, pois algumas marcas podem incluir outras substâncias em sua formulação.

Café
O café estimula o sistema nervoso e aumenta o estado de alerta, como contém bastante cafeína pode favorecer o desempenho durante a prática de atividades físicas. Tomá-lo pela manhã ou à tarde te ajudará no processo de emagrecimento. O ideal é não exagerar e evitar ingeri-lo a noite, já que o consumo em excesso pode trazer alguns problemas, como insônia.

Uma receita que tem ficado muito famosa entre as celebridades é a mistura do café com o óleo de coco, que também é considerado um termogênico. Você pode misturar uma xícara de café com uma ou até duas colheres de óleo de coco extravirgem. É importante não abusar, pois consumir o óleo de coco várias vezes ao dia pode soltar o intestino.

Gengibre
Com seu sabor intenso, o gengibre tem sido usado na preparação de alimentos e na medicina por ter diversos benefícios. Ele é desintoxicante, possui ação bactericida, acelera o metabolismo e ajuda os sistemas circulatório, respiratório e digestivo. O gingerol, presente no gengibre, é o responsável por esse sabor ardente e atua na proteção do nosso organismo porque possui ação anti-inflamatória e antioxidante.

Para quem possui problemas de estômago, ele pode combater náuseas, gases e ajudar na digestão. Ele é considerado um termogênico porque aumenta a sensação de saciedade e ajuda na queima de gordura. Você pode consumi-lo em forma de chá, suco e tempero.

Vinagre de maçã
O vinagre de maçã ficou muito comum entre as famosas e blogueiras que procuram uma opção natural seja para cuidar do cabelo, da pele ou até mesmo para reduzir peso. Pode até parecer que seu uso ficou popular agora, mas na verdade seu consumo é bem antigo.
Ele possui diversas substâncias, como betacaroteno, quercetinas e catequinas, que possuem ação antioxidante, além de inibir o apetite, pois o ácido acético retarda a digestão, reduzindo a absorção de glicose pelo organismo. Isto provoca a sensação de saciedade. Mas é preciso ter cuidado e não exagerar no seu consumo, pois em grandes quantidades pode gerar acidose metabólica, trazendo altos níveis de acidez ao sangue.

Você pode consumir o vinagre de maçã como tempero para saladas, em sucos ou até mesmo misturar duas colheres de sopa com água.

Chá de hibisco
O chá de hibisco é considerado um termogênico porque diminui a absorção de gorduras. Suas substâncias evitam a amilase, enzima que converte o amido em açúcar no organismo. Por isso, o indicado é beber o chá de hibisco depois das refeições. Ele também ajuda na redução do colesterol ruim (LDL) e aumento do colesterol bom (HDL), contém vitamina B1 e B2 que auxiliam na saúde dos cabelos, da pele e dos ossos. Você pode consumir de uma até duas xícaras de chá por dia e combinar com outros chá termogênicos, como o verde ou mate.

Canela
A canela, além de combater a diabetes, ajuda no controle do colesterol, do triglicérides e atua como um poderoso termogênico. Ela contém polifenol MHCP, que auxilia a atividade da insulina, regulando os níveis de glicose. Além disso, também é rica em fenólicos, que evitam o envelhecimento precoce e diversas doenças. É recomendado ingerir cerca de uma colher de chá por dia. Você pode utilizá-la em temperos, misturar no suco ou no chá. A contraindicação é para gestantes ou pessoas hipertensas, já que a canela pode aumentar as contrações intrauterinas e a pressão arterial.


Essa listinha pode ser perfeita para você que está tentando perder peso com qualidade. É importante saber que pessoas hipertensas podem ter contraindicações no consumo desses alimentos, pelo poder que têm de elevar a temperatura sanguínea. Consulte seu médico para saber melhor. Temos mais receitas de bebidas para emagrecer aqui.

0 comentários