Dicas de substituição alimentar para perder peso

Você está tentando emagrecer e não consegue? Muitas vezes, a solução pode ser substituir alimentos calóricos por mais saudáveis, fazer uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos, essas são trocas simples, que farão diferença na sua dieta e saúde, lembrando de se fizer a troca e aumentar o consumo, mesmo sendo mais saudável dificilmente irá emagrecer. Abaixo, vamos listar algumas opções que vão te ajudar na hora de começar a perder de peso:

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Açúcar por stevia 🍹🍛
O açúcar é considerado um carboidrato simples, sendo absorvido de maneira rápida pelo organismo. Além disso, se consumido em excesso, pode levar à obesidade. Por isso, para adoçar os alimentos, você pode optar pelo stevia, um adoçante natural com diversos benefícios, como: ajuda na redução do apetite e na perda de peso, já que não contém calorias, e controle de diabetes e hipertensão. O stevia já pode ser encontrado nos supermercados em pó ou em gotas, eu utilizo ele.

Pão por pão integral 🍹🍛
O pão integral tem mais vantagens quando comparamos com o pão francês, isto porque as fibras presentes na composição do pão integral ajudam no controle da glicemia, do colesterol e no funcionamento do intestino. Outro fator importante é que, neste tipo de pão, a farinha possui mais nutrientes, também pode fazer a troca total do pão por tapioca ou algum pão caseiro mais saudável sem farinha de trigo.

Leite integral por leite desnatado 🍹🍛
O leite integral possui muita gordura, sendo mais indicado para crianças e adolescentes, que precisam gastar mais energia no dia a dia. Ao optar pelo leite desnatado, você estará consumindo as mesmas quantidades de nutrientes, mas sem o excesso de gordura presente na versão integral, mas o ideal seria substituir o leite por leite de coco.

Arroz branco por arroz integral 🍹🍛
No processo de produção do arroz branco, ele é polido para ganhar uma textura mais macia e a cor mais clara. O problema é que, durante o polimento, os grãos são descascados, o que gera uma grande perda de nutrientes. Já o arroz integral consegue manter grande parte dos nutrientes, pois ele não é descascado na sua produção. Queridinho das dietas, ele pode ajudar no metabolismo, aumentar a sensação de saciedade e possui vitamina B1, que atua como proteção do sistema nervoso.


Refrigerante por suco natural 🍹🍛
Estima-se que uma lata de refrigerante equivale a 10 colheres de açúcar. Já imaginou os malefícios que ele pode trazer? São diversos, entre eles: aumento de peso, diabetes, pedra nos rins, enfraquecimento dos ossos, entre outros. Por isso, a opção mais saudável durante a refeição é tomar um belo suco natural, que possui menos calorias e te ajudará na perda de peso, um suco detox seria uma ótima pedida.

Achocolatado por Cacau 🍹🍛
Os achocolatados possuem alto teor de açúcar, algumas pesquisas indicam que o produto chega a ter até 80% de açúcar na composição, o que é um perigo para crianças que consomem a bebida diariamente. Para não deixar de tomar o seu chocolate quente, você pode substituir o achocolatado pelo cacau em pó. Para adoçar, utilize um pouco de mel ou stevia, você ficará livre dessas desvantagens.

Queijo amarelo por queijo branco 🍹🍛
Os queijos são muito importantes para uma alimentação saudável, fontes de vitamina B12, A e cálcio, alguns tipos possuem bastante gordura saturada e podem, com o consumo excessivo, trazer doenças, como aumento da pressão arterial e doença vascular. Por isso, é importante conhecer as características de cada um deles e identificar qual é o ideal para a sua dieta. A ricota, por exemplo, possui menos sódio e gordura. O queijo cottage também é um dos favoritos para quem está de dieta, por ser produzido com pouco leite, ele possui menos calorias. O queijo minas frescal também está entre os mais saudáveis por conter pouca gordura e sódio, por isso procure o tipo que mais te agrada e inclua-o na sua dieta!

Molhos industrializados por molhos caseiros 🍹🍛
Os molhos industrializados são feitos de glutamato monossódico, que dão mais sabor à comida. O ruim de consumir esta substância é que ela é considerada neurotóxica, ou seja, pode trazer dores de cabeça e gordura nos rins. Pensando nisso, nada melhor do que um molho caseiro, seja na salada ou para acompanhar massas, com certeza é a melhor opção. O molho ao sugo, por exemplo, é uma alternativa saudável que possui ingredientes como tomate, azeite, manjericão e cebola. No tomate, pode-se encontrar o licopeno, substância antioxidante.

Viu como é fácil? Agora é só escolher os alimentos corretos e montar a sua dieta focada na perda de peso, claro que assim que possível consulte um especialista, para montar a dieta perfeita para você. A reeducação alimentar é a chave para emagrecer de maneira saudável sem prejudicar a sua saúde.

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