Alimentos Antioxidantes, fonte da juventude.


Muito se fala dos alimentos antioxidantes, mas poucas pessoas sabem porque devemos comê-los. A definição mais objetiva sobre estes alimentos é de que eles são verdadeiros escudos de todas as células de nosso corpo. Isto é, ao escolhê-los para nossa dieta diária, estaremos garantindo muito mais saúde.


Podemos considerar os alimentos antioxidantes as melhores alternativas para combater:

  • Doenças cardiovasculares
  • Doenças degenerativas, como o Mal de Alzheimer
  • Diversos tipos de câncer
  • Envelhecimento Precoce

Além disso, eles retardam a oxidação das células que geram os radicais livres, fato que nos ajuda a manter a saúde por muito tempo - por isso que um de seus efeitos é evitar o envelhecimento antes da hora!


Apesar de necessários para o organismo, os radicais livres quando em excesso podem provocar uma estafa geral. Além da oxidação convencional, ocorrida pela queima de oxigênio que gera a legião de radicais livres em nosso corpo, há fatores externos que contribuem para isso, como:


  • Maus hábitos alimentares
  • Ingestão excessiva de álcool
  • Vício em cigarro
  • Contato frequente com poluição
  • Contato frequente com radiação


Estes são alguns dos motivos para a ação dos radicais livres, e o que pode ajudar nesse caso, é a adoção de uma dieta renovada.


Há diversos alimentos antioxidantes para você incorporar em seu regime diário, agregando valores nutricionais importantíssimos para sua saúde e também para a conquista do corpo ideal.


Confira uma lista de alimentos que selecionamos:

Aveia


A aveia é considerada um multi alimento. Isso porque ela oferece inúmeros nutrientes e ações benéficas para o organismo. Seja ela consumida em flocos, farelo, farinha ou leite, proporcionará vantagens como a melhora do aspecto da pele, da circulação sanguínea e da queima de gordura pelo intestino.



Azeite de Oliva


Além de ser antioxidante, fato que impulsiona seu poder contra doenças, o azeite de oliva é anti-inflamatório, ou seja, previne inúmeras enfermidades crônicas, comuns em pessoas de todas as idades. O ideal é ingerir duas colheres de azeite por dia no máximo.



Frutas Vermelhas


Queridas pela maioria, as frutas vermelhas (morangos, framboesas, uvas roxas, cranberries, mirtilos, etc) podem ser consumidas sem culpa. Elas têm propriedades que melhoram a circulação e potencializam o trabalho das veias e os vasos.



Linhaça


Riquíssima em fibras, a linhaça pode parecer pequena visualmente, mas é uma gigante quanto às propriedades nutricionais. Ao consumi-la você garante a regulação hormonal, além de altas doses de ômega-3, que protege o cérebro e o coração.



Melão


Nem só a parte docinha do melão pode ser consumida, as sementes também são extremamente benéficas. Você pode fazer sucos ou comer a fruta in natura e triturar as sementes e utilizá-la como farinha na comida ou de outras maneiras. Entre os principais benefícios está seu poder anti-inflamatório e fornecimento de fibras.



Peixes


Assim como a linhaça, citada acima, peixes como o atum, a sardinha e o salmão são ricos em ômega-3. Essa gordura boa é essencial para garantia de saúde completa e ainda protege contra os efeitos da osteoporose.



Pepino


Acha pepino sem graça? Pois reveja seus conceitos sobre ele! Tal legume contém tanta água em sua composição que é considerado um diurético natural - se você quer eliminar toxinas, vá de pepino. Além disso, também oferece vitaminas A e C.


E então, que tal esse lista recheada de saúde e energia? Aposte já nos alimentos antioxidantes para melhorar a saúde física e mental, além de ajudar a manter a dieta balanceada. Qualquer dúvida que tiver, deixe um comentário abaixo. Até mais!

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